O que é os “Exames Sem Papel”

Os exames sem papel baseia-se na desmaterialização dos processos de requisições de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapeutica(MCDT), desde o agendamento à faturação, passando pela disponibilização dos resultados de exames e tratamentos de forma digital que o utente poderá consultar na sua Área do Cidadão do Portal SNS, e o médico no Registo de Saúde Eletrónico – Portal do Profissional.

Como Funciona?

O utente faz-se acompanhar de uma guia de tratamento em papel ou recebe via telemóvel, do médico do centro de saude, os códigos associados à requisição. O prestador, através do seu software de gestão, irá fazer a pesquisa da requisição na BDNR (base de dados nacional de requisições), fazendo a Cativação, Agendamento e Efectivação dos serviços associados à requisição.

Como são faturadas estas requisições?

As requisições são faturadas num único lote (Exames sem Papel – 97) e produzido um ficheiro electrónico de acordo com as especificações enviadas pelo CCF.

Não será necessário enviar papel associado às requisições, apenas é enviado o ficheiro electrónico para o CCF.

Como são registados os Serviços Prestados e não Prescritos?

Estes serviços são registados no software de gestão interno da clinica e comunicados à BDNR, tendo estes de ser validados pelo médico.

Quando entra em vigor este novo sistema?

O sistema já está em funcionamento para algumas áreas da saúde, sendo que as áreas que processam serviços prestados e não prescritos é que ainda estão em fase de testes, prevendo-se que fique brevemente disponível.