O Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP) entrou em vigor a 1 de janeiro de 2020 para as entidades do subsetor da administração local.

 

No decurso de 2019, esta Direção-Geral disponibilizou, nos termos do art.º 98.º da LOE2019, o novo sistema de reporte a utilizar para o envio da informação nos termos do SNC-AP, o Sistema de Informação do Subsetor da Administração Local (SISAL).

 

Terminado o período de teste preconizado em 2019 e do qual aproveitamos para agradecer todos os contributos dados pelas diferentes software houses e entidades, importa agora entrar em produção com envio de informação oficial das entidades da administração local.

 

Para esse fim, torna-se necessário disponibilizar nova versão do SISAL, que será acessível através do Portal Autárquico, da mesma forma que ocorria anteriormente e que apresenta um interface mais amigável, com um ambiente mais próximo daquele a que se estava habituado no SIIAL.

 

Esta nova versão servirá apenas para o envio da informação de 2020, não apresentando o histórico de envios e testes efetuados em 2019. No entanto, qualquer ficheiro com informação real de 2020 que já tenha sido remetido, será apresentado, sendo que voltará a ser colocado no estado inicial, por forma a que seja novamente alvo das validações de regras de estrutura, precedência e de negócio previstas.

 

A nova versão do sistema, incorporando as tabelas fonte/schemas a vigorar em 2020, carecerá, no entanto, de novo registo dos utilizadores. Para esse fim, remetemos a presente comunicação informando do novo utilizador administrador da V. entidade, devendo V. Exas. na sequência da obtenção do mesmo proceder à geração de nova password de acesso.

 

Informamos que, a partir deste momento, os utilizadores criados no âmbito do SIIAL não terão acesso ao SISAL, devendo, para esse efeito, ser utilizado o utilizador administrador agora comunicado. Assim, para poderem aceder ao SISAL deverão utilizar as regras que constam do documento remetido em anexo, onde se descreve a forma de efetuar o primeiro acesso ao SISAL.

 

O sistema, não obstante as evoluções já efetuadas, continua em desenvolvimento, havendo recursos que apenas serão disponibilizados futuramente. Neste âmbito informamos que, lamentando o incómodo causado, nesta fase não será possível a criação de novos utilizadores, nem a consulta de relatórios análogos aos existentes no SIIAL, sendo que V. Exas. serão informados quando essas funcionalidades estiverem disponíveis.

 

O SIIAL manter-se-á ativo, podendo ser acedido pelos utilizadores criados para esse fim, que continuarão a ter acesso à informação reportada no SIIAL e aos relatórios aí disponíveis e que continuarão a poder remeter aí os inputs de 2019, bem como os de 2020 que não estejam abrangidos pelo SISAL. Recomendamos a consulta do calendário de envio de informação para o SIIAL / SISAL, que se encontra disponível na Divulgação de Documentação do Acesso Reservado do Portal Autárquico, que também se remete em anexo.

 

 

Para facilitar a utilização do novo sistema, remete-se em anexo um guião para a utilização do SISAL.

 

Qualquer questão neste âmbito deverá ser remetida para o endereço de e-mail apoio@dgal.gov.pt.

 

Mais se informa V. Exa. de que, para efeito do cumprimento dos deveres de informação, previstos no art.º 78.º do RFALEI, se considerará os formulários que no SISAL se encontrem no estado 8-“Validado na DGAL; aguarda envio para validação S3CP”.

Calendario SIIAL_SISAL__10jan2020
V1_SISAL_Manual_3101